[ editar artigo]

Tudo sobre o Método de Ovulação Billings

Tudo sobre o Método de Ovulação Billings

Você sabia que existe um método de ovulação seguro, recomendado pela Organização Mundial da Saúde, e com eficácia comprovada de 99%? Esse é o Método Billings! Livre de medicamentos hormonais, a prática depende apenas da observação e controle da mulher! É uma maneira prática de identificar os períodos férteis e contribuir para que muitas famílias tenham o seu tão esperado bebê!

Afinal, o que é o Método de Ovulação Billings?

É uma técnica natural que tem como objetivo identificar os períodos férteis e os inférteis da mulher.

Como surgiu?

Na década de 1950, um grupo de pesquisadores, liderados pelo médico John Billings, realizou uma vasta pesquisa com 850 mil análises hormonais e percebeu que era possível reconhecer o período fértil da mulher a partir do ápice da produção do hormônio estrógeno, responsável por formar um muco na cérvix, região que fica próxima ao colo do útero. No estudo, chegou-se à conclusão de que, se a mulher observar as diferentes texturas dessa secreção, ela poderia saber quando está no período fértil.

Como funciona?

Basicamente, é feito de papel e caneta! Anotar as mudanças sentidas e vistas no corpo e é o que levarão a descoberta de período fértil.

Normalmente, com o final da menstruação, as mulheres têm uma sensação de secura na vulva e somente com o passar dos dias a umidade retorna. Essa aquosidade significa que sua ovulação está se aproximando. No período da ovulação, é possível sentir a saída de um muco, visivelmente mais claro, abundante e elástico. É muito importante observar os seguintes padrões: se o muco é opaco, transparente e se está com sangue, se é espesso ou aquoso e a quantidade de muco. São essas características que merecem atenção!

Com o tempo, a leitura dos sinais será muito mais rápida. Reconhecer as características será quase que automático, e assim a mulher saberá com mais facilidade quando estará “pronta” para o seu companheiro.

Para ficar atenta: quando o muco vaginal estiver elástico, em grande quantidade e transparente, significa que está no período fértil, mas ainda não ovulou. Quanto mais úmida se sentir, mais perto estará da ovulação. E quando a sensação for de um muco escorregadio, significa o chegou no ápice: neste mesmo dia e nos dois dias seguintes é provável que aconteça a ovulação. Vale ressalvar que a ovulação acontece no dia do pico de fertilidade e em alguns casos ela pode nos dois dias seguintes também!

É indicado que esse processo seja dividido com um profissional, principalmente se a menstruação não for tida como “regular”. Conte com o seu ginecologista, afinal qualquer pessoa que está tentando engravidar precisa ter certeza que o seu corpo está em perfeitas condições para ser compartilhado.

Por que a taxa de sucesso é tão alta?

Todos os meses, os ovários, o útero, as tubas uterinas e a vagina, atuam com um único objetivo: dar origem à vida. Juntos com os hormônios e o espermatozóide, eles têm funções específicas para formar o embrião – que quando não é fecundado, inicia uma descamação das paredes do endométrio, dando origem à menstruação. A partir daí, começa tudo de novo. É como um relógio de tão perfeito e coordenado! E embora o organismo emita sinais internos e externos de cada passo desse processo, a maioria das mulheres não percebe ou não sabe o que significam. O Método Billings se propõe a apenas olhar de perto um sistema que sempre existiu! A máquina humana é incrível, não é mesmo?

Comunidade Alô Bebê
Alô Bebê
Alô Bebê Seguir

Redação - Alô Bebê

Ler matéria completa
Indicados para você