[ editar artigo]

Qual a idade certa para levar os filhos ao cinema?

Qual a idade certa para levar os filhos ao cinema?

A chegada de filhos muda a rotina de um casal e exige a redefinição de algumas coisas agora que uma criança faz parte dos planos. Uma dessas atividades é o simples ato de ir ao cinema, descobrindo quando é o momento certo de levar as crianças. Por isso, resolvemos reunir algumas dicas e tentar chegar a um consenso sobre quando os pequenos podem começar a frequentar as salas de cinema.

A mítica idade ideal para a criança ir ao cinema

Muitos pais acham que apenas crianças mais velhas podem ir ao cinema, mas não existe um momento exato e igual para todas as famílias. Tudo depende da maturidade dos pequenos e do quanto eles aproveitarão o passeio, já que ainda é pouco aconselhável e até malvisto levar crianças muito novas para esses ambientes, pois, além de muitas delas não conseguirem prestar atenção ao filme, o estímulo visual e auditivo, aliado à baixa iluminação, pode causar alterações no padrão de sono, de acordo com a pediatra Teresa Uras, coordenadora da UTI Neonatal do Hospital Samaritano, em São Paulo.

LEIA MAISO que é essencial levar ao sair de casa com o bebê?

Crianças acima de 3 ou 4 anos de idade já são capazes de compreender o que está acontecendo na tela e conseguem assimilar melhor a etiqueta de uma sala de cinema, sendo uma boa idade para começar a frequentar esses locais. Isso significa que os pequenos devem assistir apenas a filmes infantis? Exatamente! Além de existir uma classificação etária para garantir que acompanhem conteúdos apropriados para a idade, ao levar uma criança para o cinema você passa muito mais tempo a observando do que assistindo ao longa exibido.

Sendo assim, caso você queira ver um filme que a criança não compreenderá ou, principalmente, não aproveitará, o ideal é deixá-la com um responsável e programar sua ida ao cinema sem preocupações.

Dicas para preparar os pequenos para irem ao cinema

Se você sentir que chegou o momento de levar seus filhos ao cinema, mas ainda tem um pouco de incerteza sobre eles estarem prontos para isso, existem algumas orientações para testar a atenção desses espectadores e ainda educá-los sobre como se comportar em uma sala de cinema.

Coloque um filme de animação com mais de 1 hora de duração para eles assistirem. Isso é importante para testar a paciência dos pequenos, pois, mesmo eles conseguindo acompanhar vários episódios de desenhos, estes geralmente duram apenas 20 minutos e têm histórias bem mais curtas que as de um filme, o que torna mais fácil mantê-los focados. Com um filme mais longo, é possível ter uma noção se seus filhos conseguem acompanhar a história e não dispersar a atenção poucos minutos após o início.

Outra dica interessante é simular a experiência do cinema dentro de casa. Apague as luzes, ofereça pipoca ou outras guloseimas, não fique mexendo no celular e tente fazer com que as crianças se acostumem com esse clima. É um bom momento também para ver como elas se comportam e ensiná-las a não falar alto ou gritar durante o filme. Já no cinema, tente não reunir várias crianças, já que é grande a chance de elas começarem a conversar e brincar, tornando a experiência algo muito mais caótico do que deveria ser.

LEIA MAIS7 dicas para não perder as crianças em locais movimentados

Outra aposta para as primeiras experiências é levar os pequenos em horários alternativos, como no meio da tarde e durante a semana, em sessões que geralmente têm um público menor e permitem uma noção mais clara de como eles poderão se comportar nesse ambiente.

O que você acha dessas dicas? Acredita que mais pessoas ainda têm dúvidas em relação a crianças pequenas no cinema? Compartilhe essas informações nas redes sociais para que mais pais tenham tranquilidade na hora de assistir a um filme ao lado dos pequenos.

Comunidade Alô Bebê
Alô Bebê
Alô Bebê Seguir

Redação - Alô Bebê

Ler matéria completa
Indicados para você