[ editar artigo]

Lua de leite: o que é e qual a importância para mãe e bebê

Lua de leite: o que é e qual a importância para mãe e bebê

Você certamente já ouviu a expressão “Lua de Leite”, mas talvez não saiba tudo sobre essa importante prática! De maneira geral, entendemos que é um momento focado entra na relação da mamãe com o bebê, logo após o nascimento do pequeno – e o que mais? Para te ajudar, como futura mamãe ou companheiro, selecionamos algumas informações importantes. Confira:  

O que é, de fato, a Lua de Leite?

São as semanas necessárias para que a mamãe e o bebê se conheçam e se conectem de verdade. É nesse momento que a criança conhece a sua casa, os cuidadores, os irmãos (se tiver), e inicia uma melhor rotina de amamentação. O carinho constante facilita o início do aleitamento, já que o contato pele a pele promove a liberação de ocitocina, o hormônio do vínculo e da ejeção do leite.

Quais as características desse momento?

A semelhança desta Lua com a famosa Lua de Mel não é por acaso. Assim como período após o casamento, quando o casal viaja a sós para desfrutar apenas a companhia um do outro, na Lua de Leite essa privacidade é restrita a família.

Para enfrentar os primeiros meses, e garantir que o bebê se adapte à nova rotina, é indicado que a famílias tomem algumas precauções. O ideal é afastar a mamãe das tarefas e obrigações do dia-a-dia, fazendo com que ela mantenha o repouso e possa se dedicar somente ao bebê! É essencial manter o ambiente calmo e para isso, o aconselhado é que não se receba visitas durante a Lua de Leite.

Imagine como seria a manhã desta mamãe se preparando para a chegada dos parentes? Cuidando do pequeno que com certeza já notou a agitação, lidando com a preparação do almoço, se preocupando em recepcionar as visitas que querem conhecer o bebê, mantendo a casa arrumada e tentando de mostrar minimamente apresentável. Mesmo que ela tenha uma família estruturada que compartilhe todas as tarefas, não é o momento para se enfrentar uma situação estressante dessas.  

Na Lua de Leite é tempo de respeitar a decisão dos pais. Inclusive, a reclusão também é importante para evitar possíveis contaminações, já que os bebês são muito frágeis e ainda não têm o sistema imunológico totalmente formado.

Qual o tempo de duração da Lua de Leite?

Não existe um padrão. Vai da necessidade, possibilidade e do perfil de cada família. Podemos dizer que entre duas e quatro semanas.

IMPORTANTE

Muitas pessoas não sabem o que é a Lua de Leite – e claro, não são obrigadas! Então, caso chegue o seu momento de ficar com o seu pequeno, mande uma mensagem carinhosa explicando para as pessoas mais próximas que quando sair da maternidade, ficará em casa focada em cuidar do seu bebê. E que assim que os dois estiverem bem para receber visitar, com certeza eles serão avisados! É uma maneira fofa de evitar mal estar e ainda compartilhar informações preciosas sobre a maternidade.

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe o post e faça com que mais mamães passem esse tempo precioso com seus pequenos! Os dois irão se beneficiar com a Lua de Leite!

Comunidade Alô Bebê
Alô Bebê
Alô Bebê Seguir

Redação - Alô Bebê

Ler matéria completa
Indicados para você