[ editar artigo]

Como cuidar de cortes, ferimentos e machucados de crianças?

Como cuidar de cortes, ferimentos e machucados de crianças?

A máxima é verdadeira: acidentes acontecem. Principalmente se o seu pequeno tiver energia extra! Seja em casa, no parquinho ou na escolinha, ele certamente aparecerá com o joelho ralado, um dedinho preso e o famoso corte na testa. Esse tipo de ferimento acaba acontecendo e faz parte do desenvolvimento dos crianças.

Para cuidar do seu filho, é importante ter um kit de primeiros socorros e algumas informações básicas sobre o tratamento dessas feridas! Toda atenção é necessária. Isso por que mesmo os menores machucados podem virar um problemão se a pele não for adequadamente limpa e tratada.

Arranhões

Higienize o local

O pequeno pode estar chorando, querendo colo, mamadeira, ver desenho – basicamente tudo que não seja limpar o machucado, mas essa é o primeiro passo, impreterivelmente. Lave o local com água corrente e sabão assim que o ferimento acontecer até desaparecer qualquer sinal de sujeira, como areia, terra ou grama. O ideal é fazer uma espuminha com o próprio sabonete utilizado no banho e lavar várias vezes o ferimento. Se quiser garantir a boa limpeza do machucado, deve-se secar a região lavada reforçar a higienização com desinfetante antisséptico.

Xô infecção

Para prevenir ou tratar o início de possíveis infecções da pele causadas por bactérias, o indicado é passar uma pomada antibiótica.

Curativo

Cobrir o local com curativo ou gaze limpa e esparadrapo poroso é recomendado somente nos casos em que os ferimentos estejam em locais sujeitos ao atrito como cotovelos, joelhos, mãos e pés. A recomendação é deixar o ferimento aberto e seco para que a cicatrização aconteça de forma mais rápida.

Não tire as famosas casquinhas

As crostas, ou as "casquinhas", se formam sobre a pele machucada para protegê-la e caem espontaneamente. Por isso, não deixe que as crianças retirem as crostas. Tente ensinar o porquê caso ela seja mais velha, se for pequenina seja vigilante, isso é fundamental para a boa cicatrização.

Batidas

A criança caiu com tudo no chão, mas estava com um par de belo jeans? Certamente doeu, marcou, mas não ralou! Isso significa que ficará com um belo roxo! E quanto aos hematomas ou manchas que aparecem depois de batidas fortes, não há o que fazer. O sangue que ficou “pisado” por causa do impacto da pancada será absorvido pelo organismo naturalmente. A mancha vai ficar roxa, depois amarelada e sumir dentro de alguns dias.

Cortes

Higienize o local

Pode ser uma tarefa complicada, principalmente por conta da agitação da criança, mas é crucial. Peça a ajuda do seu companheiro (a) para segurar o pequeno e faça compressão no local para que o ferimento pare de sangrar. Use gaze ou uma toalha bem limpa e aperte a região durante cinco a dez minutos. Se, depois de diminuir o sangramento, for observado que se trata de um corte profundo, vá para um hospital. Caso seja superficial, lave-o com água e sabão e faça um curativo – seguindo as mesmas orientações que no caso dos arranhões!

Viu? Não é tão difícil assim! Para não entrar em pânico na hora primeiros socorros, basta algumas informações. Agora você já está mais do que pronta para cuidar do seu filho! Você já passou algum susto com o seu pequeno? Precisou aprender na prática os cuidados de emergência? Conte para nós! Participe da Comunidade Alô Bebê!

TAGS

bebê

Comunidade Alô Bebê
Alô Bebê
Alô Bebê Seguir

Redação - Alô Bebê

Ler matéria completa
Indicados para você